Consulta de Podologia Dra. Elisabete Silva


Pé desportivo com exame baropodometrico computorizado

Pé infantil

Pé de atleta

Verruga plantar

Fungos e micose nas unhas – onicomicose

Esporão do calcâneo

Unhas encravadas

Fasceíte plantar

Frieiras

Pé plano (chato)

Pé cavo

Palmilhas Personalizada

Calosidades e calos nos pés

Feridas ou úlceras nos pés

Onicogrifose

Exame Baropodometria Computorizada


Estudo da marcha e pegada plantar


O exame de baropodometria é um método moderno de medir e quantificar as pressões nas diversas partes do pé durante o apoio por um aparelho chamado baropodômetro.


Esse exame é feito por um profissional qualificado que utiliza a plataforma para analise da pisada.

O “teste da pisada”, como também pode ser chamado, consiste na avaliação realizada numa plataforma de sensores conectados ao computador e para a realização do exame, basta o paciente se posicionar sobre essa plataforma que faz a leitura dos pés, sendo possível essa avaliação ser estática, ou seja, parado sobre a plataforma, ou ser dinâmica, andando, correndo, saltando, etc.


Dessa forma os dados são passados para o software que reproduz uma imagem completa e colorida em escala termográfica da pisada, permitindo assim diagnosticar com precisão se algo está errado com seu tipo de pé ou pisada e qual o impacto na sua postura e no seu movimento.

Qual o objectivo deste exame?


O objetivo desse exame consiste em diagnosticar o tipo de pisada e suas alterações para posteriores correções com palmilhas personalizadas, identificar áreas com maior pressão ou dor, detetar fatores de risco para o paciente diabético, e analisar a postura para investigar possíveis dismetrias, alterações na bacia, joelhos, pés ou tornozelos. 


Os pés são a fonte de equilíbrio do nosso corpo, além disso, são eles que fazem o contato direto com o solo ao longo do nosso dia-a-dia. Dessa maneira, se o paciente não pisar de maneira correta, o peso do corpo também será distribuído incorretamente e poderá causar dores ou até lesões. 


Podologia Desportiva


Nos dias de hoje a prática desportiva é uma realidade, principalmente Runners ,todos nos conhecemos alguém que corre por diversão, fitness ou mesmo pequenas maratonas, o que vai levar os pés a grande esforço stress e impacto.


Em média cada pé pode suportar até 6 vezes o peso do nosso corpo durante a passada, o que pode provocar lesões .


Cada atleta ou corredor tem um tipo de apoio plantar (passada) como normalmente identificam na minha consulta nos conhecimentos já adquiridos que podem ser pronado, supinado ou neutro.

As lesões mais frequentes na nossa consulta são:


Entorses

Contusões

Lesões musculares e articulares

Fraturas         

Pé de Atleta, bolhas, fissuras
Hiperqueratoses, unhas encravadas e traumatizadas entre outras
Dores no calcanhar (Talalgia) que pode ter vários motivos 

Palmilhas Personalizadas


O podologista é responsável pela realização de ortóteses de silicone e de palmilhas 100% personalizadas através de estudos biomecânicos (estudo em estática, do pé e em dinâmica, do caminhar).

Share by: